top of page
Robótica como um estilo de vida.

Nós da equipe de robótica do Ferreira Viana adotamos a robótica como um estilo de vida, pois acreditamos que futuramente a robótica será nosso alicerce de vida e que poderá ajudar desde a tecnologia até a medicina.

O que é robótica?

 

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos.

O que é robô?

 

Robô é uma máquina que envolve sistemas mecânicos e eletrônicos que tem a capacidade de realizar funções que podem ser programadas ou geradas a partir de algo que é “ensinado” ao robô. 

Geralmente um robô é associado à reprodução da imagem humana em uma máquina, mas não necessariamente tem que ser semelhante a humanos. Até agora, na robótica do ETEFV , só trabalhamos com robôs em formato de um automóvel de esteiras exceto pela categoria de dança no TJR em Petrópolis.
Tudo bem, até agora eu só falei da parte estética do assunto. Estas são as definições do que são os robôs e a robótica, mas de uma forma bem superficial.
Quando se fala em robô, geralmente as pessoas remetem o pensamento aos Transformers, aos robôs dos filmes como Star Wars ou Gigantes de Aço.
Não é bem isso que nós fazemos nas aulas de robóticas da escola, mas o princípio é o mesmo.
Nós não produzimos nossos robôs, nós montamos ou transformamos, quero dizer que nós não fabricamos as peças, geralmente usamos uma das três plataformas: ARDUINO, LEGO ou BIOLOID.

Pergunte a nós!

Nome *

E-mail *

Assunto

Mensagem

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Isaac Asimov

 

O termo robô foi pronunciado pela prmeira vez perto mestre da Ficção Científica Isaac Asimov quando apresentou seu livro : Eu,Robô . Nesse livro criou as três regras da condição de coexistência dos robôs:

 

1º lei - Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inacção, permitir que um ser humano sofra algum mal

 

2º Lei -  Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei

 

3º Lei - Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

 

Logo depois , iniciou se um estudo para de Ficção virar Realidade inciou-se assim a Robótica.

ROBÔ NAO

"

Sou César Bastos , professor de robótica do ETEFV ,dar aulas de robótica pra mim é uma das maneiras de se construir um mundo melhor e quando os alunos respondem aos estímulos é como dançar um boa música com os amigos , o resultado é gratificante.

 

"

"

"

"

"

Sou Raphael Netto. Ex-Aluno do ETEFV e atualmente orientador da robótica, e adoro orientar essa galera porquê eles respondem as formas como a robótica pode se formar estimulante , intelectual e gratificante pro ser humano.

 

 

Sou Mattheus Amil ,tenho 14 anos,aluno do Ferreira Viana e faço parte da robótica do ETEFEV, desde então venho descobrindo o meu futuro através da robótica seja ele profissional ou do meu estilo de vida.Ela pra mim é um estimulante da nossa criatividade pois a vejo como o alicerce dos meus pensamentos.

Como o estudo da robótica pode ser associado a outras matérias ? 

 

Ai é que esta o barato da coisa. Robótica envolve matérias como Física e Matemática.

Por exemplo, para se criar a “inteligência” do robô,  precisa-se dos conhecimentos de Matemática; e para a montagem e funcionamento do seu robô, devem ser considerados os fatores Físicos como força, energia, atrito, velocidade etc. Além dos conhecimentos adquiridos nas matérias tradicionais da escola, muita coisa do que aprendemos nos cursos técnicos nos ajudam na robótica, por exemplo, a equipe JAMP  criou uma garra para o nosso robô usando um sistema não muito complexo de polias e engrenagens, porém, para leigos em Física, pode parecer um enorme quebra-cabeça. Para nós de mecânica, foi algo mais simples, até porque a Física é uma das matérias bases do curso técnico de Mecânica.A programação CC++ , CC OU C é uma das bases do curso técnico de Eletrônica.

"

"

Sou Alef Amaral , tenho 15 anos , aluno do Ferreira Viana e faço parte da robótica do ETEFEV. Robótica pra mim é dar movimento autônomo a minha criatividade. Idealizar uma máquina sabendo que ela poderá funcionar perfeitamente como eu quero e saber como ela fará tudo é o mais interessante. Programar pra mim é muito bom, sinto que estou criando inteligência! É incrível!

 

 

Trabalhamos com essas plataformas:

​Por Equipe Etefev.

Orgulhosamente criado para você.

 

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page